Toda a informação sobre Alheiras

ALHEIRA FRITA

Gostou? Clique aqui

A alheira frita é a forma mais comum de preparação deste típico enchido de Trás-os-Montes. Normalmente, é frita na sua própria gordura ou então em azeite e pode ser acompanhada com legumes salteados, cozidos, com batata frita ou cozida, ou com arroz., entre outros. Este enchido é muito versátil e facilmente encontrará um acompanhamento à sua altura. A receita que propomos, para duas pessoas, é alheira frita com legumes salteados.

Veja também como fazer hambúrguer de alheira e beringela.

Ingredientes necessários::

  • 2 alheiras
  • Óleo
  • 2 batatas
  • 2 cenouras
  • 50 gr de ervilhas
  • 2 dentes de alho
  • 20 gr de manteiga
  • Sal qb

Como preparar a Alheira Frita com legumes salteados

  1. Comece por dar um golpe na alheira de uma ponta à outra. Repita o processo para cada alheira;
  2. Entretanto, comece a descascar e cortar as cenouras em rodelas e as batatas em cubos. Posteriormente, coloque num tacho com água a ferver, as batatas, as cenouras e as ervilhas. Depois de tudo cozido, retire do lume e reserve;
  3. Coloque, numa frigideira, óleo em quantidade suficiente para cobrir as alheiras, e deixe o mesmo aquecer bem;
  4. Assim que o óleo estiver bem quente, quando começar a deitar fumo, coloque a fritar a alheira. Quando estiver frita de um lado, vire e coloque a fritar novamente. Depois de frita a primeira, coloque a segunda e repita o processo.
  5. No final, pique o alho, refogue na manteiga, adicione os legumes, tempere cm sal a gosto, salteie e sirva com as alheiras.
Ler também »  FOLHADO DE ALHEIRA

Como vê é uma receita simples e rápida! Já está tudo preparado, resta-lhe apenas saborear a sua alheira frita com legumes salteados. Bom apetite!

Como há diversas formas de fazer alheiras fritas, em baixo no vídeo(retirado do canal do YT alheiras pires) pode ver como fazer alheira frita em casa:

Partilhe com os seus amigos, ajude-nos a crescer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *