Toda a informação sobre Alheiras

Alheira de Mirandela

4.4 (87.27%) 11 votes

A alheira é um embutido típico da culinária portuguesa e a mais conhecida é a de Mirandela, cujos principais ingredientes podem ser diversos tipos de carne como por exemplo, de aves, galinha, porco, vaca, acompanhado por azeite, banha, alho e colorau.

Alheira de Mirandela: a sua história

Nas primeiras alheiras foram usadas várias carnes alternativas ao porco.

A suposta ligação com os cristãos novos talvez não passe de uma ideia romântica popular na história da alheira de Mirandela, sendo que não há factos concludentes que a suportem. Parece mais certo que o seu aparecimento esteja ligado ao próprio ciclo de produção de fumeiros caseiros, ou simplesmente à necessidade de conservação das carnes dos diversos animais criados e para consumo próprio.

Na região de origem a norte de Portugal (Trás-os-Montes) a alheira é consumida grelhada, ou assada em lume brando, acompanhada por batata cozida com um fio de azeite e legumes da época variados. Mais a sul o mais natural é encontrar os menus com a alheira frita, batatas fritas, ovo estrelado e saladas de alface e tomate. Por vezes, é também acompanhada por grelos de couve ou de nabiça. É uma presença habitual nas ementas dos restaurantes de todo o país.

A mais famosa das alheiras é a oriunda de Mirandela, na região de Trás-os-Montes, frequentemente considerada a de melhor qualidade, tendo sido nomeada uma das 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal.

Actualmente a produção de alheiras é um negócio maioritariamente Industrial, mantendo-se, no entanto, a elevada qualidade no processo de produção. Quem quiser provar alheiras mais próximas do seu estado “original” e da sua essência, terá de recorrer à produção artesanal, designadamente nas aldeias do concelho de Mirandela. As alheiras extrapolam actualmente o território transmontano e produzem-se em muito mais regiões do país, ainda que sem a qualidade do local de origem.

Ler também »  ALHEIRA FRITA

Alheira de Mirandela: preço

O preço das alheiras de Mirandela pode variar e muito e de região para região e até de produtor para produtor. Em qualquer hipermercado ou loja de rua o preço das alheiras podem variar devido aos diversas tipos de ingredientes contidos ou não. Para saber o preço das alheiras de Mirandela pode consultar as diversas lojas e hipermercados pelo país fora ou então online.

Alheira de Mirandela: ingredientes

Os ingredientes das alheiras de Mirandela podem ser vários, mas principalmente é a carne de porco, ou de vaca ou até de galinha juntando outros ingredientes.

Sendo um enchido tradicional fumado, cujos principais ingredientes são a carne e a gordura de porco da raça Bísara ou produto de cruzamento desta raça com as raças Landrace, Large White, Duroc e Pietrain (desde que 50% de sangue Bísaro), a carne de aves (galinha), o pão de trigo, o azeite de Trás-os-Montes DOP ou azeite com características análogas em termos organoléticos, e a banha, condimentados com sal, alho e colorau doce e/ou picante. É um enchido com formato de ferradura, cilíndrico, sendo o interior constituído por uma pasta fina na qual se apercebem pedaços de carnes desfiadas, de tamanho reduzido e cujo invólucro é constituído por tripa natural salgada de vaca.

Alheira de Mirandela: receita

Alheira de Mirandela: como fazer

 

Partilhe com os seus amigos, ajude-nos a crescer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *